Antioxidantes

Hoje, está muito na moda, pessoas consumindo todos tipos de vitaminas e outros elementos que prometem ser antioxidantes, sem entender muito bem sobre o que se trata. 

O organismo gera algo chamado de: radicais livres. O radical livre é um átomo ou molécula altamente reativa. A presença de radicais é critica para a manutenção de muitas funções fisiológicas normais. O desequilíbrio entre as moléculas oxidantes e antioxidantes resulta em danos celulares, gerando assim o tão famoso estresse oxidativo. Esse estresse oxidativo pode gerar diversos danos fisiológicos como por exemplo: danos celulares, envelhecimento precoce, dentre outros fatores. Os fatores exógenos que podem colaborar para a formação de radicais livres são fatores ambientais como a poluição, alimentos cheios de agrotóxicos, o estilo de vida, má alimentação, álcool, cigarro e etc.
Para combater esses radicais livres entram os antioxidantes, que são substancias que neutralizam os radicais livres e atuam em diferentes níveis na proteção do organismo.

Os principais nutrientes antioxidantes são: vitamina E, vitamina C, vitamina A, bioflavonoides, carotenoides e o selênio. Todos esses elementos são disponibilizados através de uma dieta bem equilibrada e também alguns deles, na forma de suplementação. Mas de nada adianta sair comprando todos os tipos de vitaminas, acreditando estar combatendo os radicais livres, pois existe algo chamado individualidade biológica, ou seja, cada organismo pode ter o déficit diferente de algumas vitaminas. Os suplementos vitamínicos são feitos em um limite que não cause dano algum.Por isso o correto é fazer exames laboratoriais e verificar a verdadeira necessidade e quantidade do uso, para assim, conseguir um melhor combate a esses elementos. 

E como sempre, uma dieta adequada, junto a um estilo de vida saudável, é a melhor forma de evitar doenças e ter uma boa qualidade de vida.

Nutricionista Lucas Mallmann.