Calorias

Acredito que todas as pessoas que pensam em fazer uma dieta, independente do objetivo, a primeira palavra que vem em mente é esta: calorias. “Quantas calorias têm na tua dieta?” “tua dieta é hiper ou hipocalórica?” e demais perguntas são muito frequentes. Quando entrei na faculdade talvez também acreditasse que esse era o fator mais importante na dieta de um indivíduo. Ao longo dos anos estudando vamos adquirindo conhecimento e criando nossos próprios conceitos e condutas que iremos seguir e adotar como referências.

Não estou aqui pra dizer que cuidar o balanço calórico de um plano alimentar não é importante, muito pelo contrário, é muito importante. Porém, acredito que existem fatores muito mais importantes do que se limitar ou botar o fator “calorias” em primeiro lugar. Podemos começar mencionando a individualidade biológica de cada paciente, patologias apresentadas, fatores ambientais, nível de atividade física, o horário certo para ser ofertado cada alimento, entre outras milhares de questões que eu poderia ficar dias aqui escrevendo. O tipo de carboidrato escolhido, o tipo de proteína escolhida, o tipo de gordura escolhida e também os micronutrientes (muitas vezes esquecidos por muitos), ou seja, a QUALIDADE dietética está muito acima de uma simples questão numérica que tantas pessoas se preocupam.

E tanto isso é verdade que, por exemplo, pessoas que se dizem endomorfos (não gosto muito de usar essas expressões, mas só pra ficar mais claro) e pelos seus próprios "achismos" não assimilariam bem o consumo de carboidratos muitas vezes acham que não podem ter uma dieta hipercalórica, pois depositam a esperança das calorias no pobre do carboidrato. Já pararam pra pensar que se pode ter uma dieta “low carb”, mas hipercalórica? Para isso basta partirmos de um princípio simples: gordura tem 9kcal e carboidrato tem 4kcal, ou seja, utilizando gorduras (boas como dizem por aí) a dieta pode ficar hipercalórica e hipoglicídica (falando de uma maneira bem simples).

Mas, apesar de tudo não condeno esse tipo de pensamento, pois muitas vezes até mesmo as próprias instituições de ensino baseiam-se na avaliação de uma prova apenas preocupadas em fechar números e não através de quais alimentos estão sendo ofertadas essas calorias. Procure um profissional competente, um profissional que esteja preocupado em te explicar e te mostrar a qualidade de cada alimento e o impacto que os mesmos desenvolvem no seu corpo e não que esteja preocupado em te impressionar com números.

Nutricionista Lucas Mallmann.