Dieta e exercício físico

Muitas pessoas estão atrás de um físico bem ajustado e nesse sentido, organizam estratégias alimentares como se fosse o melhor caminho a seguir. Porém, não é o que ocorre. Como profissional da área de saúde e nutrição, costumo dizer aos meus pacientes que existem dois caminhos a serem seguidos. O primeiro caminho é comer de forma saudável, isso significa evitar frituras, escolher alimentos integrais e naturais, entre outros. O segundo é cumprir uma dieta que foi calculada individualmente pra você, no horário certo e na quantidade certa, o que também chamamos dentro da nutrição de nutriente timing. Porém, esse é o caminho mais difícil.

O problema é que a grande maioria se alimenta de forma saudável, porém, não faz dieta. Fazer dieta é o que proporcionará não apenas saúde, mas também o resultado estético e a performance no esporte. Uma dieta bem ajustada, que respeite a individualidade do paciente, leva em conta o horário de treinamento, o impacto hormonal de cada alimento, o tempo de digestibilidade, a recuperação entre os treinos, dentre outros fatores.

Uma alimentação voltada para área esportiva entende que o principal horário do dia do paciente é o horário do treinamento. É nesse momento que ocorrem as alterações necessárias para garantir as adaptações desejadas através da dieta. Um balanço equilibrado e bem calculado entre os macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídio) serão fundamentais, tanto para quem busca hipertrofia muscular, como para quem busca definição muscular com emagrecimento.

Tenha sempre em mente que é fundamental fazer algo adequado aos seus objetivos, com uma dieta individualizada e bem elaborada, unida ao exercício físico bem feito, os resultados virão.

 

Nutricionista Lucas Mallmann