Exames laboratoriais

Meus pacientes sabem o quanto sou rigoroso quando o assunto é exames laboratoriais. Eu, particularmente, realizo todos os meses, não só por saúde, mas também porque através de exames de sangue consigo fazer os ajustes finos na minha dieta que permitem uma maior precisão na correção de excessos, faltas e etc.

Quando tratamos de exames de sangue na área esportiva (tanto com atletas, quanto com praticantes crônicos) devemos ter o conhecimento necessário para realizar a leitura adequada dos resultados. Praticantes de atividade física tendem a apresentar algumas "alterações" esperadas e caso o profissional não esteja apto e tenha conhecimento suficiente para essa leitura, pode até mesmo confundir resultados bons e significativos com o surgimento de determinadas patologias e estado de saúde debilitado.

Alguns exemplos disso são: leucócitos (células de defesa) que podem apresentar alterações pelo efeito inflamatório do exercício físico e podem ser confundidos com alguma patologia infecciosa; creatina kinase CK (marcador de dano muscular esquelético) que pode apresentar alteração devido ao dano causado no exercício e pode ser confundido com dano no miocárdio (provável infarto) ou cerebral; aminotransferase AST (marcador localizado no interior das células do músculo) que estará elevada após o exercício e pode ser confundido com lesão hepática; ureia (produto final da degradação das proteínas) que pode dar elevada se o indivíduo estiver degradando proteína tanto vindo da dieta, como massa muscular em possível caso de overtraining, e que pode ser confundido com dano hepático...

Enfim, existem diversos marcadores laboratoriais sejam eles proteicos, lipoproteicos, carboidratos, aminoácidos, metabólitos e hormonais que podem apresentar alterações. Em virtude de todos esses fatores, procure um profissional que esteja apto a fazer as melhores avaliações possíveis e que não faça a leitura dos exames baseado em "valores de referência".

Nutricionista Lucas Mallmann.