Exercício cardiovascular e catabolismo muscular

Já perdi a conta de quantas vezes escutei a frase "aeróbico cataboliza". As pessoas subestimam muito a capacidade que o nosso corpo tem, vocês realmente acreditam que um exercício cardiovascular vai causar perda de massa muscular? Uma pessoa com uma dieta devidamente ajustada não vai perder massa muscular praticando exercício aeróbico.

Na hora de elaborar uma dieta é feito um cálculo onde se considera a TMB (taxa metabólica basal), ou seja, a quantidade calórica que o corpo necessita para funções básicas. Além da TMB, considera-se o FA (fator atividade), onde se analisa o que a pessoa faz no seu cotidiano, como por exemplo, o trabalho. Além da TMB e FA, existe algo chamado MET (taxa metabólica do exercício). O MET leva em consideração o tipo do exercício (tênis, hipismo, musculação, esteira, TODAS as atividades possíveis), a frequência com a qual é praticada, o tempo de duração, a intensidade, entre outros fatores.

Após analisar todos esses componentes, elabora-se um plano alimentar adequando a quantidade certa de carboidrato, lipídios e proteína, além dos micronutrientes e quantidade hídrica necessária. Evidente que existem inúmeros outros elementos que são considerados na hora de montar uma dieta, mas que são mais aprofundados e não vem ao caso citar todos aqui.

Então podem ter certeza, se vocês tiverem uma dieta bem elaborada e COMPLETA, podem praticar a atividade física que quiserem sem correr o risco de degradação da massa muscular ou qualquer outro medo que exista referente ao exercício físico.


Nutricionista Lucas Mallmann.