Índice glicêmico

Hoje está muito na moda pessoas fazerem dietas por conta própria, sem procurarem o auxilio de um profissional qualificado da área. Em muitas conversas com os amigos sempre surge o assunto “índice glicêmico”, principalmente quando se refere ao tipo de carboidrato que deve ser ofertado antes do exercício físico e após o exercício físico. Mas então, o que será o tão famoso índice glicêmico?


O índice glicêmico é uma variável que define o tempo necessário para determinada amostra de carboidrato alimentar, elevar a glicemia ou, também, pode ser definido como o impacto hiperglicêmico que um alimento determina. Quando o índice glicêmico de determinado alimento é alto, haverá uma estimulação do pâncreas para liberar insulina e, consequentemente, quando for baixo, haverá uma manutenção da glicemia por mais tempo. Todos esses fatores vão influenciar na hora de elaborar um cardápio alimentar, pois alimentos com alto índice glicêmico vão favorecer o aumento de glicogênio muscular, mas também, de lipogênese. Alimentos com baixo índice glicêmico são menos lipogênicos, mas dependendo do momento em que for feita a refeição, esse será o fator que menos importará. Por muito tempo acreditou-se que a batata- doce era a solução dos problemas em uma refeição pré treino, por ser de baixo índice glicêmico e auxiliaria na performance do exercício, porém, pesquisas vem mostrando que o tipo de carboidrato ofertado antes da atividade física não influencia na performance do atleta, e sim, na oxidação de acido graxo. 


Além de todos esses fatores, tem algo muito mais importante, a tão famosa individualidade biológica. Gosto muito da frase “a nutrição é uma ciência com variáveis”, por isso, não adianta fazer dieta por conta própria, pois todos esses fatores não são nem o inicio de toda uma variável que influencia na hora de elaborar uma dieta. Confie em quem estudou e se dedica a profissão, a área da nutrição cresceu muito, muitas pesquisas vem sendo feitas. Em vez de acreditar no “achometro” procure um profissional competente da área.

Nutricionista Lucas Mallmann.