O tão famoso Whey Protein

Muito me espanta que em pleno ano 2017 ainda exista tanto preconceito com o tão famoso suplemento alimentar Whey Protein. 

O Whey Protein é uma proteína do soro do leite, de alto valor biológico, onde são encontrados diversos aminoácidos essenciais que o corpo não é capaz de produzir. Partindo desse principio, não consigo compreender qual malefício o produto pode trazer a saúde. Pessoas que não praticam atividades físicas podem, sim, consumir. Sou completamente a favor de alimentos, sempre preferi alimentos ao invés de suplementos alimentares, porém, o uso do Whey pode auxiliar muito a dieta, usando-o de maneira correta e sem substituir uma refeição por ele. A grande chave das dietas está em usar os alimentos da forma correta e na hora certa. 

Na correria do dia, muitas pessoas não têm tempo para parar e fazer uma refeição adequada, diante disso, é preferível que esse paciente utilize um Whey, ou algum tipo de suplemento alimentar, do que coma alguma “porcaria” na rua. Pessoas que querem emagrecer também podem utilizar o produto sim, pois o suplemento não engorda, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ou você acha que comer um sanduiche feito de pão que é rico em farinha, queijo cheio de gordura e o melhor de tudo, peito de peru como fonte de proteína sendo rico em sódio e demais componentes extremamente prejudiciais a saúde é mais saudável do que tomar um shake com Whey? Você acha que seu filho está mais saudável comendo bolacha maisena e todinho no café da manhã do que tomar uma proteína de alto valor biológico?
Infelizmente o Brasil é um país extremamente atrás dos demais quando o assunto é suplementação alimentar, pois para quem não sabe, nos EUA suplementos são encontrados em supermercados, lojas de conveniência, enquanto no Brasil, nos supermercados são encontrados cigarros a venda.

Respeito não prescrever suplementos devido ao seu valor, que infelizmente, ainda é um produto muito caro. Não sou a favor de substituir alimentos por suplementos, acredito que o Whey Protein como outros suplementos podem auxiliar a dieta de muitas pessoas, independente de serem atletas ou não. Agora, falar mal de um suplemento devido a um preconceito achando que é coisa de “bombado”? Sou completamente contra. Mais ciência e menos preconceito.

Nutricionista Lucas Mallmann.