Refeição pré-treino

A refeição pré-treino com certeza é uma das mais importantes de um plano alimentar. Muitas vezes, inclusive, começamos a calcular e a distribuir os alimentos a partir dessa refeição. Mas será que existe uma regra? Existem diversos fatores considerados na hora de organizar essa parte da dieta, como por exemplo, horário da atividade física, tipo de atividade física, intensidade, período de duração, etc.

Não existe uma regra que possa ser aplicada a todos os praticantes de atividade física, cada indivíduo deve ser avaliado de maneira única, respeitando sua individualidade biológica. Porém, alguns fatores devem ser respeitados, na hora do treinamento é importante que o fluxo sanguíneo não esteja concentrado na digestão do alimento, mas sim disponível para a periferia e levando substratos energéticos, ou seja, o horário da refeição pré-treinamento é indicado que se faça pelo menos uma hora antes da sessão de treinamento. Na verdade, a refeição que deve receber maior aporte de substratos e calorias pode ser a que antecede a refeição anterior ao treinamento, pois é através dela que o corpo já vai ter gerado glicogênio muscular e reservas energéticas para o treinamento. O carboidrato, como todos sabem, é nossa principal fonte energética advinda dos macronutrientes, porém algumas pessoas relatam sentir muito sono após refeições com grande aporte glicídico , o que é justificado pelo aumento dos níveis de insulina.

Fibras e gorduras tendem a retardar a absorção de nutrientes e demorar mais tempo para serem absorvidas, o que pode não ser muito interessante em uma refeição pré-treinamento. Por isso, como falei no início, não existe regra, apesar do carboidrato ser a principal fonte energética, muitas vezes ele pode não ser usado imediatamente antes do treino, tendo que ser usado inteligentemente na dieta para que não prejudique o desempenho esportivo.

O fato é que não existe uma regra, procure um profissional competente que consiga elaborar um plano alimentar qualificado visando sempre os melhores resultados!

Nutricionista Lucas Mallmann.