Avenida Ipiranga, 40. Sala 712. Trend Office - Porto Alegre / RS
Área do pacienteVamos falar hoje de um assunto que eu considero muito importante na saúde das mulheres e que muitas vezes passa despercebido por muitas. Hoje, é muito difícil encontrar mulheres que não fazem uso de anticoncepcionais. Mas será que todas sabem dos reais riscos do uso desse medicamento?
É muito fácil perceber o quão maléfico é o uso do anticoncepcional se partirmos de um princípio básico. Nosso organismo tem funções básicas e que por natureza acontecem por alguma razão. A partir do momento que esse processo natural é interrompido, creio não ser benéfico à saúde e não é necessário pensar muito para compreender isso. Mas seguindo o assunto, o anticoncepcional nada mais é do que uma bomba hormonal, geralmente feito à base de Estrogênio e Progesterona, ambos hormônios. Esses hormônios utilizados nas famosas pílulas anticoncepcionais são, pelo menos, 60% a mais do que o corpo precisa, o que acaba por bloquear novos óvulos, fazendo assim, com que não haja ovulação.
E os malefícios desse contraceptivo? Bom, já está comprovado cientificamente que quem toma anticoncepcional entra em uma faixa de risco muito elevada para desenvolver doenças cardiovasculares, risco de desenvolver câncer devido às doses muitas vezes cavalares desse hormônio diariamente depositadas no organismo, aumenta muito o risco de trombose, entre inúmeros outros malefícios (nem vou falar da parte estética, porque não é o objetivo da postagem).
Procure um médico especialista no assunto e veja se realmente vale a pena e se há necessidade de fazer o uso desse tipo de medicamento.
Nutricionista Lucas Mallmann.