Avenida Ipiranga, 40. Sala 712. Trend Office - Porto Alegre / RS
Área do pacienteSempre costumo dizer que tenho olhos referente à nutrição esportiva muito mais voltados para a regulação hormonal a qual os alimentos conseguem proporcionar do que simplesmente a "comida". Quando tratamos de nutrição esportiva tratamos de resultado, performance e saúde.
O cálcio, por exemplo, vai muito além de uma questão óssea como a maioria das pessoas gosta de depositar suas funções. Esse mineral tão importante está relacionado, antes de tudo, na regulação metabólica. A proteína cinase, responsável por modular enzimas chaves, em resposta à ligação de hormônios é ativada pelo cálcio. Quando o atleta, seja ele amador ou profissional, está praticando uma atividade física com pesos, é o cálcio um dos principais componentes que regulam a contração muscular tendo interação direta com actina e miosina.
Porém, pra quem acha que é só sair consumindo qualquer alimento que contenha cálcio que estará bem amparado, está muito enganado. Alimentos ricos em ácido oxálico, por exemplo, tem a absorção do cálcio fortemente inibida, fibras solúveis também afetam negativamente a absorção do cálcio.
Por isso procure sempre um nutricionista competente para poder elaborar o melhor plano dietético individualizado pra você.
Nutricionista Lucas Mallmann.